A utilização do Rebozo na gravidez e durante o trabalho de parto


O QUE É O REBOZO?

O Rebozo é um pedaço de tecido comprido ou um lenço que pode ser usado para diversos fins, como por exemplo transportar bebés. Foi idealizado pela cultura mexicana que tinha a tradição de usar o Rebozo como técnica não farmacológica de alívio da dor e relaxamento antes, durante e depois do nascimento. Existem diferentes cores, texturas e padrões, mas os seus objetivos são comuns: ser utilizado para relaxar os ligamentos uterinos e os músculos abdominais; ajudar o bebé a adotar a melhor posição no útero durante a gravidez e/ou trabalho de parto (TP); e ajudar a parturiente a relaxar durante o mesmo.

COMO PODE SER UTILIZADO?

A mulher deve colocar-se na posição de 4 apoios e o Rebozo deve ser colocado à volta da barriga da com o objetivo de aliviar o peso do bebé da sua coluna. O companheiro/pessoa significativa fica atrás desta com os joelhos ligeiramente dobrados, as costas esticadas e com os cotovelos próximos.
Segurando o Rebozo firmemente, deve-se levantar a barriga e verificar com a mulher se esta se sente bem. Se sim, então balança-se lentamente a barriga, fazendo movimentos rotativos coms os pulsos. Atenção, o lenço não se deve mover com as roupas, se isso acontecer, é um indicador de que não se está a levantar peso suficiente. A parturiente deve sentir-se confortável durante o tempo todo.
Quando a mulher estiver confortável com o balanço suave, pode-se acelerar. No entanto, é importante verificar qual das maneiras é que prefere e que se sente melhor. Se os movimentos mais espaçados e calmos, ou os movimentos mais curtos e rápidos.
No final, deve-se parar devagar para não deixar a mulher desconfortável e deixá-la sentir novamente o peso do seu bebé. Não é indicado tentar manipular a posição do bebé com um movimento forte no final. 

DURANTE QUANTO TEMPO?

Durante aproximadamente dois minutos ou até a mulher deixar de se sentir confortável.

QUÃO FREQUENTE?

Quando a mulher conseguir e se sentir bem para o fazer. Diariamente, se o bebé não estiver numa posição facilitadora do TP. Ocasionalmente, se não for possível diariamente. Além de ser usado na gravidez, como visto anteriormente, pode-se usar para relaxar e aliviar a dor no início do trabalho de parto (entre as contrações).

COMO É QUE O REBOZO PODE SER UTILIZADO NO TP PARA ALIVIAR A DOR?

O Rebozo pode ser usado de muitas maneiras diferentes durante o TP, mas uma das mais comuns é colocá-lo nos quadris da parturiente, usando movimentos controlados para ajudar a mover os mesmos, balançando-os de um lado para o outro suavemente. O acompanhante pode ser a pessoa que realiza esta técnica enquanto a mulher está na posição de 4 apoios, deitada ou em pé.

Defende-se que o Rebozo é especialmente útil para corrigir o mau posicionamento do feto. Portanto, se o bebé estiver na denominada posição posterior, o que pode tornar o trabalho de parto mais doloroso e prolongado, o uso do Rebozo pode ser benéfico nesse aspeto.

Acredita-se que a utilização do Rebozo ajuda a relaxar os músculos ao redor da pelve e a colocar o bebé numa posição mais favorável para o desenrolar do TP. Este relaxamento e a correta posição do feto, ajudam a aliviar as dores que a mulher sente durante o mesmo.

CONTRA-INDICAÇÕES AO USO DO REBOZO DURANTE O TP

Importa refletir que existem certas situações em que não se deve utilizar o Rebozo, nomeadamente: estado fetal não tranquilizador, feto em posição pélvica, rotura prematura de membranas com risco de prolapso do cordão umbilical, descolamento prematuro da placenta, sangramento vaginal anormal,

desconforto materno e outras contraindicações para um parto vaginal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Cohen, Susanna R., and Celeste R. Thomas. “Rebozo Technique for Fetal Malposition in Labor.” Journal of Midwifery & Women’s Health 60.4 (2015): 445-451.


Spinning Babies: Weekly Activities (2020). Recuperado de: https://spinningbabies.com/start/in-pregnancy/weekly-activities/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Massagem Perineal

Imaginação Guiada