WABA Declaração no Dia dos Pais: 2013

           O dia do Pai é normalmente comemorado no 3º domingo de Junho para homenagear o seu importante papel.
            A contribuição do pai começa antes dos seus bebés nascerem, no nascimento é estabelecido um novo vínculo entre o pai e a criança.
            A paternidade é composta por milhões de decisões baseadas nos cuidados e no amor dos pais pelos seus filhos. Anne Geddes afirma que "Qualquer homem pode ser um pai, mas é preciso alguém especial para ser um pai".
            Na tríade da família o pai tem um papel fundamental. Não se pode ignorar a importância da influência positiva que um homem pode exercer sobre a tomada de decisão da mãe quer em relação à escolha da extensão da família, quer durante a gravidez e também na opção pela amamentação.
             A WABA lançou uma iniciativa para representar em forma de uma curva dourada, a mãe, a criança e o pai / sociedade para o sucesso da amamentação.
             Se o pai está do lado da mãe, esta pode combater as indevidas pressões do resto da família e da sociedade. Deste modo, ela pode facilmente decidir optar pela amamentação, pode enfrentar os desafios internos e externos e ainda superar os receios sobre o início da amamentação. O pai pode orientá-la e incentivá-la a recorrer aos grupos de apoio para que a mãe inicie e continue a amamentação, pode ainda desmistificar a amamentação e adquirir conhecimentos suficientes para ajudar a mãe a compreender a importância e os benefícios para a saúde do aleitamento materno.
             Normalmente, os pais sentem-se excluídos devido ao facto da amamentação ser um processo biológico que liga mãe e filho. Os pais podem-se sentir indiferentes ou até mesmo sentir ciúmes. Este tipo de sentimentos e atitudes podem ser facilmente resolvidos com a devida informação e os pais podem-se tornar parte integrante do processo amamentar.
             Conselhos aos pais para os envolver no processo amamentar:
  • Leia os livros sobre a amamentação e assista às aulas com ela;
  • Aprenda a dar o apoio certo: enquanto ela está sentada e a amamentar, traga-lhe comida, água, o comando da televisão ...;
  • Utilize palavras de encorajamento, estas vão ter um significado importantíssimo para ela;
  • Assuma outras responsabilidades da mãe para com o bebé, como por exemplo mudar a fralda, embalá-lo … Esta é a melhor maneira de se relacionar com o bebé;
  • Assuma responsabilidades domésticas;
  • Mantenha as influências negativas longe da mãe:
    • Se uma outra pessoa começar a falar consigo ou com a sua mulher sobre a amamentação de uma forma negativa, diga-lhe que esse tipo de discussão não é bem-vinda ou apreciada;
  • Saiba quando a sua mulher precisa de ajuda:
    • Se ela está com algum problema na amamentação recorra à unidade de saúde;
    • Ajude-a com as interrupções de sono e deixe-a descansar o suficiente;
    • Dê-lhe força se ela estiver a vivenciar uma depressão pós-parto e valorize os esforços dela na amamentação.
       No dia dos Pais, a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) saúda os pais que cuidam das mães que amamentam, protegendo-as, promovendo e apoiando o aleitamento materno, para o bem da saúde dos seus bebés e das mães promovendo uma sociedade saudável.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Massagem Perineal

Imaginação Guiada

A utilização do Rebozo na gravidez e durante o trabalho de parto