Investigação mais recente sobre o conteúdo do leite materno



"Total de proteínas, aminoácidos e proteínas bioativas no leite materno: uma perspetiva desenvolvimental" (maio, 2016) - Bo Lonnerdal, Peter Erdmann, Sagar Thakkar, Frédéric Destaillats 




O leite materno é um alimento extremamente "dinâmico" com uma composição que está em constante mudança, ajustado à evolução das necessidades nutricionais do lactente ao longo do tempo.
O exemplo mais marcante desta capacidade adaptativa é a quantidade de proteína no leite materno, que é maior nos primeiros meses de idade, quando o crescimento do lactente é mais rápido, diminuindo ao longo dos meses seguintes, à medida que a taxa de crescimento desacelera.
O teor proteico do leite materno adapta-se às necessidades nutricionais do lactente durante o crescimento ao longo do tempo, e é muito menor do que o teor proteico nas atuais fórmulas de transição.
A maioria dos lactentes consome proteína a mais durante e após o primeiro ano de idade, o que pode programar negativamente o seu sistema metabólico, levando a um maior risco de obesidade e doenças associadas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Massagem Perineal

Imaginação Guiada

A utilização do Rebozo na gravidez e durante o trabalho de parto