INICIATIVA “UM BALÃO, UMA VIDA” ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO RASTREIO

· Lançamento de 5.000 balões em cinco cidades portuguesas: Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo
· No dia 30 de Outubro, às 12h, o céu enche-se de balões cor-de-rosa para assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama
· Cada balão corresponde a cada novo caso de canco da mama que surge, anualmente, no nosso país.

No âmbito do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, o Movimento Vencer e Viver – um movimento pertencente à Liga Portuguesa Contra o Cancro - promove a acção “Um balão, uma Vida” que visa o lançamento de 5.000 balões cor-de-rosa em cinco cidades do país.

Neste dia, as mais de 160 voluntárias doMovimento Vencer e Viver estarão unidas num mesmo propósito. Este grupo, composto por mulheres sobreviventes de cancro de mama, pretende “alertar as mulheres portuguesas para a importância do rastreio e para o facto da detecção precoce fazer toda a diferença neste processo.” refere a Coordenadora do Movimento, Sofia Abreu.

Cada balão corresponde a cada novo caso de cancro da mama que surge, anualmente, em Portugal. Intitulada de “Um balão, uma Vida”, o lançamento dos balões irá decorrer em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo no dia 30 de Outubro, às 12h, onde os balões vão subir aos céus e elevar a mensagem de sensibilização para importância do rastreio precoce do cancro da mama.

Segundo Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “5.000 novos casos é um número avassalador. A Liga tem assim a responsabilidade de apoiar o Movimento Vencer e Viver nestas suas actividades e de ser mais um agente activo nesta batalha. Assim estaremos concentrados nesta acção e contribuimos para que seja um momento simbólico que chame a atenção das pessoas.”

Acompanhe as iniciativas da Liga Portuguesa Contra o Cancro através da página de facebook:

Locais de lançamento:

- Pátio da Alfândega - Angra do Heroismo-Açores
- Torre da Universidade - Coimbra
-  Parque Santa Catarina - Funchal-Madeira
- Praça de D. João I - Porto
- Parque Eduardo VII , em cima, junto à estátua do Cutileiro.



Sobre o Movimento Vencer e Viver:
Fundado nos Estado Unidos por uma sobrevivente de cancro da mama, o Movimento Vencer e Viver deu os primeiros passos em Portugal em 1981, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, através dos respectivos núcleos regionais. É constituído por voluntárias que têm em comum o diagnóstico de cancro da mama. A missão do Movimento Vencer e Viver assenta no apoio emocional e prático a mulheres com cancro da mama e seus familiares.

Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro:
A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. Os voluntários e os profissionais que desenvolvem a sua atividade na LPCC regem-se pelos princípios da Humanização e Solidariedade e pelos seguintes valores: Sensibilidade; Equidade; Ética; Respeito; Compromisso;Responsabilidade; Transparência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Massagem Perineal

Imaginação Guiada

A utilização do Rebozo na gravidez e durante o trabalho de parto